segunda-feira, 24 de maio de 2010

Egocentrismo


Salve Hermanoz,
Mais uma vez, vamos para o nosso papo cabeça de toda segunda-feira, o “LADO B” dos assuntos que você gostaria de falar, mas num fala porque ninguém tá nem aí.
Assunto da Semana: EGO.
Não estou falando daqueles bloquinho de montar não (lego), mas sim do ego, segundo os dicionários, o “EU” de cada individuo, mas eu prefiro a explicação de Freud, que dizia que ego é o lugar da mente de manifestações inconscientes. Isso explica bem mais o fato de todos (sem exceções), termos o ego a flor da pele, aquela vontade de aparecermos e sobresairmos sobre tudo e todos.
Esse assunto me veio em mente, depois de algo que aconteceu comigo, um amigo, comentou que havia atropelado uma galinha ao estar na estrada, e contou o ocorrido, aí me lembrei de certa vez, estar presente no atropelamento de um coelho, ele já em seguida me contou que atropelou uma coruja, aí contei em tempos passados que um amigo vindo de caminhão na época que trabalhava no comércio atropelou uma vaca, acredito que se a conversa continuasse, apareciam atropelamentos de elefantes, ou até uma baleia assassina.
Notaram como sempre queremos vencer, dizer algo maior, e isso é com todos, quando sento na rodoviária, o que mais gosto de notar é a conversa dos idosos, e esses são campeões em em egocentrismo, presenciei esses dias um senhor conversando com outro sobre as doenças que tinha, eu cheguei na parte em que um deles mostrava uma mancha roxa no pescoço, que realmente não sei o que seria, aí começando a disputa, o outro, mostrou uma cicatriz na barriga, e explicou a doença, o outro não se dando por vencido, disse que a irmã dele estava com algo parecido, mas que estava com o ferimento aberto, o outro disse que conhecia uma vizinha, que o ferimento abriu e ficou exposto, aí com as mãos mostrou o tamanho da abertura, se a mulher tiver com o ferimento do tamanho mostrado e ainda viva, essa merece ir pro guinness, com um ferimento desse acho que ela morreu e esqueceram de avisá-la.
Eu não pude presenciar o fim da conversa,mas do jeito que os dois estavam tão empolgados, acredito que a disputa foi longe. Eu queria é saber da onde eles conhecem tanta gente estranha e capenga desse jeito.
Querer se sair bem, vencer algumas coisas, como mostrado pelo Freud, é algo humano, nosso subconsciente tende a ser egocêntrico, pensar em si como superior a outros, vencer todas as disputas, você sempre sabe mais, conhece mais, é melhor, mas a atitude não é agradável. Será que não viveríamos melhor deixando passar algumas coisas? Será que a competitividade não está desgastando nossas vidas?
A verdade é única, nem sempre vamos ganhar, e o fato de perder sempre mexerá conosco, disputas assim entraremos em várias, simples como as mencionadas, ou mais complexas, nos dando estresse, e desilusão na ocasião da possível perda.
Leve sua vida o mais simples que puder, guarde suas energias pras disputas realmente necessárias, e deixe que as simples não ocupem sua mente. A verdade é única todos ganham e todos perdem.

Abraços,

Adalton Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário