quarta-feira, 26 de maio de 2010

Il pianto di grandis uominis




Na sua despedida das dependências da Internazionale de Milão, o português José Mourinho, agora ex-técnico e consagradíssimo no comando do clube surpreendeu a todos. No seu Adeus ele se despede à distãncia do zagueiro Marco Materazzi (aquele mesmo que levou a cabeçada do Zidane) e entra no seu carro. Porém, segundos depois ele manda o motorista parar, desce do carro e volta para abraçar Materazzi aos prantos conforme mostra o video.

Este é um bom momento para falar de futebol já que a imprensa mundial sempre amou detonar esses dois caras em todos os sentidos. José Mourinho sempre mostrou-se arrogante, provocativo, ácido e sarcástico nos seus comentários. Todas as suas entrevistas geravam polêmica e ele proprio nunca fez questão de ser muito discreto nisso. Mas poxa vida! Ele é hoje o melhor técnico do mundo na atualidade, se tem alguem que chega mais perto de ter o direito de provocar, ser irônico ou sarcástico antes de uma grande decisão é este homem. José Mourinho pode ser chato mas é o melhor naquilo que faz. E é importante lembrar que a simpatia também não era o forte de Telê Santana, outro grande técnico da história do futebol.

Já Materazzi é e será eternamente lembrado por ter xingado a mãe de Zidane e provocado o cartão vermelho do mesmo que ao ser expulso deu início á queda da seleção francesa diante da Itália na Copa de 2006. Poxa vida de novo! Será que alguem já viu algum jogador adversário se referir a mãe de outro jogador em campo em tom de elogio? Será que todo mundo finge que isso não tem isso no futebol e que ninguem entende a leitura labial dos jogadores em campo? Gosto muito de futebol, amo o futebol bonito, mas também há a parte mais grosseira e rude do do jogo (que é assaz necessário). Os ídolos do futebol são os que driblam e marcam gols, Cristiano Ronaldo, Kaká, Rooney, são aclamados como heróis mas ninguem se lembra daqueles que destroem a jogada dos heróis bem antes deles se aproximarem do gol. Ou se lembram, é só pra dizer que são violentos. Materazzi é visto como um vilão, mas é um monstro dentro de campo, e todo time precisa de seu 'destruídor', aquele jogador feio, mal-encarado e grosso que bota medo nos adversários e até nos torcedores.

Futebol é sim coisa pra macho e quem é macho de verdade não chora dentro de campo e nem chora com uma resposta mais ríspida numa entrevista, chora sim na despedida de um grande amigo.


Leandro Cassiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário